Notícias

home » notícias

26 de Novembro de 2020 às 07:37

Sindicato se reúne com a Poupex para negociar o acordo coletivo 2020/2022


Crédito: Alberto Alves

Representantes do Sindicato se reuniram nesta terça-feira (24) com a Poupex para negociar termos do acordo coletivo de trabalho específico da empresa para o ano de 2020/2022. Pelo Sindicato estiveram presentes o presidente, Kleytton Morais, e o diretor Raimundo Dantas, além do dirigente da Fetec-CUT/CN Antonio Eustáquio. A Poupex foi representada pelo Diretor Administrativo, general Paulo Cesar de Miranda, pela coordenadora do Jurídico, Maria Beatriz, e pelo empregado da Gerência de Pessoal Ricardo Montenegro de Oliveira.

Na reunião, o Sindicato reiterou a importância de o acordo específico da Poupex preservar os direitos dos bancários daquela instituição, visto que a proposta inicial apresentada pela empresa retira conquistas históricas, tais como o adicional por tempo de serviço (anuênio) e a participação nos resultados (PR) adicional.

O Diretor da Poupex enfatizou que a empresa precisa se adequar à atual realidade de queda do retorno financeiro dos negócios operados por ela, impactados pela redução das taxas de juros, e falou da preocupação prioritária de manutenção de sua sustentabilidade. Disse ainda que a Poupex tem envidado esforços necessários para manter empregos, na contramão do que têm praticado os bancos no país.

O Sindicato afirmou compreender a realidade de um novo ambiente com taxas de juros mais civilizadas e louvou o esforço da Poupex em manter o nível de empregos. Porém, o Sindicato demonstrou que a Poupex tem apresentado resultados financeiros que a permitem oferecer uma proposta de acordo que preserve as conquistas dos bancários e que aplique as correções salariais e de benefícios com os mesmos índices pactuados com a Fenaban (federação dos bancos).

Os representantes do Sindicato e da Poupex debateram cada uma das propostas apresentadas pela empresa, e após as ponderações do Sindicato, ela ficou de dar uma resposta o mais breve possível acerca das reivindicações apresentadas.

Por fim, o Sindicato reiterou que uma proposta de acordo será submetida à apreciação dos empregados em assembleia, e que esta, em virtude da pandemia de Covid-19, ocorrerá de forma virtual.

“Fizemos ver à Poupex que, além da correção de salários e benefícios conforme o negociado com a Fenaban, é possível a manutenção das conquistas históricas dos empregados, e que isto é um elemento de motivação importantíssimo que contribui sobremaneira para a dedicação destes, o que certamente resulta em ganhos para a empresa, pois profissionais satisfeitos com certeza produzem mais. Esperamos uma reflexão da direção da Poupex, e que ela apresente nova proposta que preserve o que os empregados conquistaram em anos anteriores”, declara o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.  

Da Redação


Notícias Relacionadas