Notícias

home » notícias

30 de Junho de 2021 às 18:00

Sindicato promove “Curso BB Público”, preparatório para concurso do Banco do Brasil


O Sindicato convida bancários e bancárias a se engajarem como professores voluntários do “Curso BB Público”, preparatório para o concurso público do Banco do Brasil, para a carreira administrativa – cargo escriturário, previsto no edital 01-2021/001 BB, de 23 de junho de 2021. A prova está prevista para ocorrer no dia 26 de setembro, pela Fundação Cesgranrio.

A categoria bancária reune inúmeros talentos, dentre os quais educadores e educadoras de diversas áreas, que atuam como facilitadores dentro e fora das instituições bancárias. O chamado do Sindicato busca unir, a partir desta iniciativa, o compromisso histórico da entidade ao longo dos seus 60 anos com a categoria e ao mesmo tempo sua responsabilidade na promoção de ações e atitudes que edifiquem a sociedade como um todo, e o chamado direto aos colegas a atuar direta e indiretamente no combate às injustiças. “O curso preparatório para ingresso no BB intenta promover oportunidade, ofertando aos bancários, seus dependentes e às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica condições para concorrer, logo um enfrentamento às injustiças”, destaca o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.

Fruto do encontro das formulações da direção do Sindicato, a partir da Secretaria de Formação, e de colegas da base sensíveis à ideia de possibilitar um ambiente de maiores oportunidades, o curso preparatório é uma iniciativa do Sindicato dos Bancários do DF e tem como parceiros a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte Fetec-CN/CUT, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e da ONG Programando o Futuro.

“É uma grande satisfação participar deste movimento solidário na categoria bancária. Compartilhar conhecimento para oferecer oportunidade de sonhar com um emprego aos que não possuem condições de se preparar para um concurso público é de extrema relevância, principalmente neste momento tão tortuoso pelo qual o país atravessa. A Fenae sempre esteve na luta por democracia, igualdade, e entende que esta iniciativa é uma grande oportunidade para muitos brasileiros e brasileiras terem acesso a um emprego que garanta o direito à cidadania”, destaca o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto.

Com o propósito de aumentar a diversidade racial, sexual, de classe e gênero dos futuros funcionários da empresa estatal, a iniciativa em breve será divulgada com definição de data para início do projeto.

Historicamente o BB tem uma cultura de solidariedade que no tempo presente se mostra imprescindível para superarmos à crise que assola nosso país agravada pela pandemia de Covid-19.

“Como funcionário do BB, herdeiro dessa cultura e exercitante dela, me somo a todas e todos os participantes desse projeto com a finalidade de oportunizar aos futuros colegas a possibilidade de seguirmos juntos no mesmo ideal: fazer o Banco do Brasil cada vez mais um banco para os brasileiros”, afirma o presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), Cleiton dos Santos.

“Trata-se de uma iniciativa de colegas bancários, por compreender que o Brasil vive uma crise econômica, agravada pela pandemia de covid-19 e que afeta de forma desigual grupos historicamente excluídos como mulheres, negras, pessoas com deficiência e o público LGBTQIA+; pessoas em situação de vulnerabilidade social”, pontua Raíssa Fragas, secretária de Formação do Sindicato.

Diretor da Fetec-CUT/CN e integrante da equipe de formação, Ivan Amarante esclarece que o projeto visa fomentar um BB público e diverso. “Alguns bancários entraram em contato com o Sindicato propondo a realização de um cursinho cidadão, o que nós acatamos a ideia de imediato. É uma forma de colaborarmos, oferecendo gratuitamente à sociedade, estudo e material de qualidade para que possam concorrer em condições iguais no concurso do BB, além de ser uma oportunidade de promover e melhorar a visão do BB como instituição pública de qualidade”.

Uma das parceiras do projeto, a assessora da Fundação Banco do Brasil Kelly Quirino observa a importância de mobilizar a categoria bancária para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, que ficou ainda mais agravada em função da pandemia. “Há a possibilidade de conseguirmos a participação no cursinho de um maior número de pessoas que têm dificuldade para ingressar no BB. E é gratificante podermos fazer uma ação como essa para garantir um trabalho digno, além de contribuir para renovar o quadro de funcionários do BB, para dar continuidade a essa grande instituição pública de nosso país”.

Bancários e bancárias interessados em participar do projeto como voluntários, devem preencher esse formulário.

Cronograma

Inscrições para professores voluntários – 29/06 a 05/07.

Da Redação


Notícias Relacionadas