15 de Outubro de 2021 às 05:00

Nota de repúdio à diretoria do Banco da Amazônia

Somos contra a demissão sem justa causa!

Todos ao ato dia 15/10/21 – 9h da manhã!

A direção do BASA quer demitir empregados públicos para agradar o governo de plantão. Na corrida para ver quem pratica mais maldades contra os trabalhadores, os CEOs do BASA não querem ficar atrás, querem correr na frente e, mesmo sem justificativa nenhuma e sem amparo legal, querem se mostrar tão demoníacos quanto os seus patrões na estige do Planalto.

As medidas que querem tomar são no sentido de implantar o fim do emprego público no BASA, tornar nosso emprego instável, ter o poder de dispensar qualquer um de acordo com os interesses da turma de plantão na governança desta instituição, acabar com a autonomia, independência que o empregado público tem para resistir às pressões políticas, ferir de morte o instituto do concurso público e a estabilidade na carreira pública.

O próximo passo além de estabilizar e naturalizar o instrumento da demissão injustificada, na onda de agressões aos direitos trabalhistas em andamento nacionalmente, será contratar empregados sem concurso, como feito recentemente com os gerentes jurídicos plantados no BASA, cujo legado foi o de explodir os passivos trabalhistas.

Daí um alerta importante para todos os colegas que trabalham no BASA, nesse instante não é você, mas, só nesse instante, não é você. Você pode ser o próximo. Abandonar os colegas que estão na mira agora é colocar um alvo no seu peito também. Urge a necessária solidariedade e ação de todos nessa causa.

Portanto, dia 15/10/21, às 9h, organize a manifestação em sua agência, escreva um cartaz, faça fotografias e envie para o whatsapp da AEBA (91) 99194-5898. Nas principais capitais onde o BASA tem posto de trabalho, a AEBA e os sindicatos farão um ato de repúdio, contrário ao fim do emprego público no BASA.