Notícias

home » notícias

22 de Julho de 2023 às 09:33

“A única luta que se perde é aquela que se abandona”, e a do Quadro de Apoio continua


1ª e 2ª instâncias e na esfera política, a luta pela não demissão do Quadro de Apoio (QA) continua e com datas previstas para duas audiências e um ato público em frente à matriz do Banco da Amazônia em Belém.

“Enquanto essas datas não chegam precisamos alcançar o maior número possível dos que fazem parte do QA para estarem presentes nas nossas reuniões, atos. Isso fortalece a nossa luta e demonstra para a justiça e para o banco que nossa batalha é coletiva e a ‘única luta que se perde é aquela que se abandona’, como disse Carlos Marighella. O que fizemos até aqui, em todas as esferas, não têm sido em vão; conseguimos fazer chegar nas mãos do presidente Lula, com o apoio do deputado Airton Faleiro, uma carta pedindo que o banco interrompa esse ciclo violento de demissões”, destacou a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira, durante reunião com o Quadro de Apoio e assessoria jurídica da entidade, representada por Luciano Meireles, do escritório Mary Cohen de Advocacia Trabalhista e Sindical.

1ª instância

Próxima audiência marcada para o dia 23 de agosto, às 9h. Na última movimentação do processo, a Justiça respondeu ao Banco da Amazônia, após manifestação do Sindicato e Aeba, que não é órgão consultivo para responder se o banco pode ou não demitir através de acordo individual, porém, na hipótese de o banco realizar esta modalidade de demissão, cabe à Justiça do Trabalho, caso provocada, se manifestar e o empregador (a) arcar com possíveis consequências.

2ª instância

Próxima sessão agendada para o dia 8 de agosto, às 9h. Na quinta-feira passada (13) houve audiência de conciliação, convocada pelo desembargador Paulo Isan, e o Banco da Amazônia informou que apresentaria nova proposta até quarta-feira (19), mas, para a surpresa do Sindicato, assessoria jurídica e do próprio Quadro de Apoio, durante a reunião, chegou por e-mail uma nova proposta de acordo individual, com data de desligamento prevista para o dia 4 de agosto.

“Desde quando soubemos da intenção do banco em extinguir o Quadro de Apoio, de lá pra cá, não consideramos que a proposta avança pois é a mesma essência, com total objetivo de demitir todos e todas em massa, com quase nada além do que já é previsto em lei; e definitivamente não é dessa forma que queremos sair de um banco onde trabalhamos, construímos sonhos e planejamos futuros. Exigimos respeito”, afirma o secretário-geral do Sindicato e coordenador da CEE/Basa, Sérgio Trindade, que também é membro do QA.

Na avaliação do Sindicato, o banco continua insistindo na tentativa de enfraquecer a luta do Quadro de Apoio. “Nos surpreendeu esse e-mail com nova proposta de acordo individual, sendo que a data é anterior a nova audiência de conciliação, e o Basa simplesmente ignorou isso; e tenta mais uma vez convencer de forma individual nossos colegas, já que muitos estão em situação financeira delicada e sem tratamento respeitoso nos locais de trabalho, podem ser tentados a aceitarem a proposta, para quando for o dia da audiência, em agosto, os representantes do banco alegarem que parte do funcionalismo tem aceitado e as entidades que estão impedindo ou dificultando um acordo”, avalia o diretor jurídico do Sindicato e empregado do banco, Cristiano Moreno.

Ato público dia 7 de agosto

Durante a reunião ficou sinalizada a realização de mais um ato público em frente à matriz do banco em Belém, para o dia 7 de agosto (segunda-feira), um dia antes da audiência da 2ª instância.

 

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas